Nossos Mentores

A Clínica 1
Prof. Dra. Jane Matos

Radiologista e professora do curso de Odontologia da Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fundadora do Instituto Baiano de Bioimagem e Radiodiagnóstico Odontológico (IBBRO).

A Clínica 2
Prof. Marcelo Matos

Especialista em patologia da articulação temporomandibular (ATM). Cofundador do Instituto Baiano de Bioimagem e Radiodiagnóstico Odontológico (IBBRO). Professor de pós graduação da Uniavan.

Estrutura

A Clínica 3
A Clínica 4
A Clínica 5

Um Pouco de História

Em 21 de julho de 1966, na cidade de São Paulo, houve o primeiro encontro de professores de radiologia odontológica, onde foram discutidos o ensino da radiologia odontológica e a necessidade da criação de uma cadeira dessa especialidade nas faculdades de odontologia, já que esse conhecimento era ministrado em conjunto com outras disciplinas.

Em sequência, veio a proposta da fundação de uma associação, a ABRO – Associação Brasileira de Radiologia Odontológica, que teve como objetivo a princípio “congregar professores nacionais e estrangeiros, desenvolvendo e propagando a Radiologia Odontológica e estimulando o intercâmbio cultural e difundindo os conhecimentos com as outras especialidades.

Na Bahia, os primeiros exames radiográficos intrabucais foram realizados no final da década de 60, no consultório de um dentista italiano chamado Dr. Giuseppe Manzonni. No início da década de 70, a radiologia evoluiu com o surgimento dos equipamentos de raios X panorâmico que permitia aquisição da imagem do sistema estomatognático do lado direito e esquerdo cujo resultado era necessário juntá-las manualmente. A clínica de Odontologia do Campo Grande foi pioneira nesta época com este equipamento, porém em 1972, surgiu a Clínica da Barra, onde o serviço de radiologia, inovava na questão do espaço específico e separado do atendimento clínico aos pacientes. Entretanto, o grande salto da radiologia odontológica, ocorreu em 1974, quando Drª Jane Luzia Freire Matos concluiu seu curso de especialização em radiologia pela USP e retornou a Salvador como primeira odontóloga radiologista especializada do Estado, passando a lecionar na Universidade Federal da Bahia, trazendo em sua bagagem, um conhecimento científico que atualizou a odontologia baiana, deixando-a semelhante aos grandes centros do país e estabelecendo um modelo de prestação de serviço, cuja sobrevivência em termos empresariais acompanha a evolução tecnológica e científica bem como a variação do mercado.

Atualmente, O IBBRO, Instituto Baiano de Bioimagem Odontológica, totalmente digital, tem uma posição sólida no mercado, tendo como ponto forte, a experiência e os conhecimentos sempre atualizados , a qualidade de seus serviços e a busca constante por tecnologia de ponta e avanços científicos, característica esta que mantém a tradição de inovação na área da radiologia odontológica.