Documentação Clínica
A documentação clínica significa uma combinação de exames e análises realizados em um paciente, para atender o profissional de qualquer especialidade, nos aspectos: legal (registro probatório), científico (estabelecer e planejar o tratamento do caso) e didático (permitir explanações a respeito do caso). Fazem parte da documentação, além dos exames radiográficos, os modelos das arcadas dentárias e fotografias dos arcados dentários e face.
Modelo dos arcos dentários
Constitue os modelos dos arcos dentários, um registro documental tridimensional para estudos de natureza ortodôntica, protética e cirúrgica. Inicialmente a reprodução dos arcos era feita somente em gesso possibilitando análises manuais de cálculos de largura, altura, distâncias e espaços. A substituição deste processo pelo escaneamento digital veio contribuir de maneira significante no que diz respeito as análises de Moyers, Bolton, korkhaus entre outras, bem como associar com o exame tomográfico conduzindo a estudos mais aprofundados nos protocolos protéticos ortodônticos e cirúrgicos . Os modelos digitais produz alta qualidade de imagem em cores naturais para a avaliação do tratamento.
Fotografia Clínica
É o registro visual da cavidade bucal e da face, utilizada para documentar o antes e o depois de um tratamento, bem como no planejamento da reabilitação. A fotografia é um registro indispensável considerando sua facilidade de execução. Na odontologia pode ser dividida basicamente em extraoral e intraoral.