Exames Extrabucais

Constituem exames importantes que servem de base para procedimentos odontológicos

Panorâmica

A radiografia Panorâmica é um exame primordial para a avaliação do sistema estomatognático no que diz respeito ao planejamento e tratamentos de reconstrução e reabilitação bucal. Esta técnica permite uma visão globalizada maxilomandibular e de estruturas vizinhas, conferindo sua utilidade para todas as especialidades odontológica, entretanto, a mesma não substitui o exame periapical.

Telerradiografia Lateral ou Frontal

Radiografia em perfil do crânio ou frontal, feita com posicionamento padronizados de forma que é possível realizar medidas sobre as mesmas. Tem como finalidade a avaliação do crescimento, desenvolvimento, relação esqueletal entre as partes ósseas, estudo de adenóide, processos patológicos e traumáticos. São exames utilizados com freqüência na prática cirúrgica e ortodôntica como base para análises cefalométricas tanto manuais como computadorizadas. A análise de simetria é realizada sobre a telerradiografia frontal.

P.A de Seios Paranasais

São técnicas realizadas com a emissão de Raios X de Posterior para Anterior do crânio (PA) com finalidade de examinar as áreas dos seios paranasais e para pesquisa de: corpo estranho, fraturas, expansões de processos patológicos, etc.

P.A de Mandíbula

Tem a finalidade de examinar a mandíbula para pesquisa de fraturas, corpo estranho, expansões de corticais ósseas decorrente de processos patológicos, traumas, etc.

Exames Extrabucais 1
Exames Extrabucais 2

Submentovértex (axial)

Esta técnica foi bastante utilizada para verificação do seio esfenoidal, parede posterior do seio maxilar, e para registro prévio da inclinação dos longos eixos dos côndilos em relação ao plano bimeatal, a qual era utilizado como base para realização da tomografia computadorizada chamada de TC corrigida da ATM. Com a evolução digital da Tomografia esta incidência deixou de ser praticamente de ser utilizada.

ATM (articulação temporomandibular)

Esta é uma região anatômica de grandes controvérsias na aquisição da imagem bem como na interpretação dos sinais encontrados. Várias técnicas radiográficas foram desenvolvidas, ao longo dos anos, considerando a direção dos raios X e posicionamento mandibular com registro da imagem em um só filme radiográfico, possibilitando a comparação entre os dois lados da articulação. Embora no exame panorâmico e numa incidência modificada, dentro deste mesmo princípio, a articulação seja evidenciada, estas imagens isoladamente não proporciona a avaliação diagnóstica dos processos patológicos e funcionais da articulação. Atualmente a tomografia cone beam e a ressonância magnética são os exames de eleição, eles, deverão ser associados a outros exames específicos de bioeletrodiagnóstico.

Idade Óssea Carpal

A Radiografia Carpal (mão e punho) é utilizada para avaliação da idade óssea fundamentada na medição dos ossos da mão e punho, cuja interpretação utilizando-se os métodos computadorizados do ÍNDICE DE EKLOF & RINGERTZ, que mede o comprimento ósseo, o método GREULICH & PYLE, relacionado à maturação óssea e o método da curva de crescimento de MARTINS E SAKIMA, conjuntamente, é possível realizar uma estimativa eficiente do estágio de crescimento dos indivíduos.

Essas informações são de grande importância para alguns planejamentos ortodônticos, ortopédicos, cirúrgicos entre outros que dependem do estágio de desenvolvimento esqueletal do indivíduo.

Exames Extrabucais 3